sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que vai dentro do seu xampu?


Você já parou para observar atentamente o rótulo do seu xampu? Só encontrou vários nomes desconhecidos e não entendeu nada?

A cosmetologia (ramo da farmácia que estuda os produtos cosméticos) explica. Um xampu, basicamente, possui a seguinte fórmula:

-Tensoativo aniônico - altera a tensão superficial dos líquidos. Mais comuns: lauril éter sulfato de sódio (detergente) e lauril éter sulfosucinato de sódio (mais hidrante)

-Tensoativo não iônico (ácidos graxos de coco e alquil poliglicossídios- poder espumante)

-Tensoativo anfótero (coco betaína - ação condicionante e estabilizante)

-Conservantes (mais utilizado: parabeno)

- Espessante (se necessário - muito cuidado, o mais barato é o NaCl de sempre, que agride os cabelos.)

- Água purificada

O que observar na hora de comprar seu xampu

- PH: - Dê preferência aos produtos com pH balanceado e nunca com neutro (pH 7). O pH natural dos fios é de 4.5 a 5.5, (levemente ácido). O pH ácido ajuda a fechar as cutículas - o que aumenta o brilho. O pH ácido lava e limpa sem agredir a proteção natural dos cabelos, ou seja, sem desgastar a camada ácida natural de sedosidade que envolve nossos cabelos. O pH correto também é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios e o ressecamento.

- xampu sem sal: o xampu totalmente sem sal é um mito. Mas evite produtos que usem como espessante sal, esse componente abre as escamas do cabelo e causa ressecamento.

- o que usar depois: O cabelo possui dois tipos de carga, negativa e positiva. O xampu atua basicamente com carga negativa (aniônico), e o condicionar complementa com a carga positiva (catiônica), que vai reestabelecer o fechamento das cutículas dos fios e repor a carga lipídica removida pelo xampu. Ou seja, para o resultado ficar completo, a dupla condicionador e xampu é ideal. E acredite, xampus e condicionadores da mesma linha potencializam o efeito, por terem composições afins.

Achou interessante? Dá uma olhada nessa pesquisa realizada sobre o uso de xampus, realizada pela Unicamp (fonte segura). É de se apavorar.

Cuidado com as promessas dos xampus - materia do estadão.

Dica de blog: excelente proposta da Noemi, um blog só desvendendo os rótulos dos cosméticos! Eu ja estou seguindo, e você?

0 comentários: