segunda-feira, 20 de abril de 2009

ABC das ampolas de cabelo




Essa dica de beleza você não tem desculpa para não utilizar: as ampolinhas de vitaminas e compostos para o cabelo. A dermabel tem toda uma linha de ampolas, que custam menos de um real cada uma e são facilmente encontráveis em qualquer farmácia.



Como usar: O uso mais freqüente é misturado ao seu creme de hidratação favorito. Algumas pessoas passam diretamente o conteúdo da ampola no cabelo - mas tenha cuidado, pois elas são oleosas. O segredo é massagear sempre bem o cabelo, em movimentos de sobe e desce.



As ampolas mais tradicionais são:

Pró-vitamina B5: Azulzinha. Indicada para cabelos quebradiços. A Pro-Vitamina B5 é o precursor do Ácido Pantotênico (vitamina B5), que é um constituinte natural do cabelo e dos tecidos vivos e que atua no metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos e na síntese da hemoglobina, docolesterol e dos esteróides. Atua na cutícula capilar, regularizando-a. É a vitamina mais usada na cosmetologia, em geral.



Ceramidas: é a ampola rosinha. Ceramidas são uma classe de lipídios, que especificamente no cabelo atuam ajudando a fechar as escamas dos fios. Atuando como barreira, elas impedem a perda de água dos fios. É um produto altamente hidratante, indicado para cabelos ressecados por química.



Queratina: Laranja. A queratina é uma proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Ou seja, é a principal proteina do cabelo, recobrindo as escamas dos fios. Os processos mecânicos e químicos destroem a queratina do cabelo, abrindo as escamas. Sua aplicação garante fios mais resistentes e brilhosos. Porém, muito cuidado: excesso de queratina pode endurecer seu cabelo.



Vitamina E: Verdinha. A vitamina E evita a peroxidação de ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem em membranas por todo o corpo. Regenera tecidos. Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres. Também indicada para os cabelos secos. Tem uma excelente resposta quando aplicada sobre as pontas duplas dos cabelos.



Jaborandi: Vermelhinha. é um óleo essencial. Possui função antiinflamatória e é estimulante do crescimento capilar. Muito indicada para queda de cabelos.



Vitamina A: Amarela. seu cabelo anda opaco e sem brilho? Vitamina A nele! Essa vitamina atua diretamente no crescimento de cabelos e unhas.



Todas as ampolas devidamente explicadas, você encontra no site do fabricante



E agora vamos a ampola mais celebrada de todos os tempos: a Ampola Azul da Alfapart:

Essa ampolinha azul é de semi di lino, que nada mais é do que semente de linho. Ele atua, como as outras ampolas, no fechamento das cutículas do cabelo, mas dá um resultado de maciez incomparável. O efeito condicionante é imediato, acompanhado do brilho do cabelo.
Essa ampola pode ser usada diretamente no cabelo. Você lava o cabelo habitualmente, massageia com o contéudo da ampola e deixa alguns minutos. Também pode ser misturada ao seu creme de hidratação normal. O cheiro dela é um pouco forte, e por isso o ideal é não usar ela inteira (o que é ótimo, pq aumenta o rendimento, já que essa ampola é um pouco mais cara, custando, em média, uns doze reais). Não esqueça que se trata de uma ampola com enxágue, senão ela pode endurecer o cabelo.
Dica: a ampola de semi di lino da Hidra brilho é a chamada "genérica" da Alfapart, e são ambas do mesmo fabricante. A diferença que a Hidra Brilho é da Altamoda, linha mais comercial, e a Alfapart faz parte da linha profissional. Uma ampolinha da Hidra Brilho custa, em média, quatro reais (diferença boa, hein?).




0 comentários: